19/05/2010 – Brasília - DF
Manchete do jornal tradicional Correio Braziliense informa que "Valor enviado para recarga dos cartões do Passe Livre ontem já acabou – Ainda não há expectativa de um novo repasse do DGF".
Toda a notícia do dia relativa ao Passe Livre, que afeta diretamente a maioria dos estudantes - todos os que não pertencem às classes mais ricas da cidade, está contida nessa manchete. Mas a questão que fica para ser discutida de forma objetiva é a relação que existe entre o poder público do Distritio Federal e as empresas de transporte – público – que são concessionárias de um serviço público. Se nós todos sabemos que há a necessidade de se fazer uma revisão pública dos contratos – uma auditoria independente – por que o governo está pagando uma empresa privada? Por que se paga a mais para o cumprimento de um serviço público?
O que vemos todos os dias são ônibus em número insuficiente, com frequência insatisfatória e com motoristas dirigindo perigosamente para cumprir os horários impostos pelo patrão.
Manchete do jornal tradicional Correio Braziliense informa que "Valor enviado para recarga dos cartões do Passe Livre ontem já acabou – Ainda não há expectativa de um novo repasse do DGF".
Toda a notícia do dia relativa ao Passe Livre, que afeta diretamente a maioria dos estudantes - todos os que não pertencem às classes mais ricas da cidade, está contida nessa manchete. Mas a questão que fica para ser discutida de forma objetiva é a relação que existe entre o poder público do Distritio Federal e as empresas de transporte – público – que são concessionárias de um serviço público. Se nós todos sabemos que há a necessidade de se fazer uma revisão pública dos contratos – uma auditoria independente – por que o governo está pagando uma empresa privada? Por que se paga a mais para o cumprimento de um serviço público?
O que vemos todos os dias são ônibus em número insuficiente, com frequência insatisfatória e com motoristas dirigindo perigosamente para cumprir os horários impostos pelo patrão.
O que está em questão é a relação contaminada e a corrupção que existe entre o poder público e as empresas privadas de transporte. Brasília é a única cidade do mundo em que os donos de frotas de ônibus urbanos se tornam donos de empresas de aviação comercial.
O tipo de concessão que foi celebrada com essas empresas é viciada desde o início. Tudo precisa ser revisto. Por isso o PSOL defende a intervenção no governo do DF.
Por outro lado, a empresa responsável pela intermediação dos recursos entre o poder público e as empresas de ônibus é feita pela Fácil Brasília Transporte Integrado, uma filial da multinacional francesa do ramo de hotéis e alimentação Sodexho. Talvez a empresa não tenha nenhuma culpa neste caso. Afinal de contas, o Congresso da República Francesa revogou no final dos 1980 a lei que permitia a dedução do imposto de renda pago pelas empresas daquele país e suas filiais o total do valor gasto em propina para corromper instituições e funcionários públicos de terceiros países. Isso muda muita coisa. Mas trata-se ao mesmo tempo apenas de um ato de marketing de um ex-potência colonialista que ainda possui, em algumas de suas empresas nacionais, "culturas" organizacionais voltadas apenas para o lucro a qualquer custo.
Por outro lado, a empresa responsável pela intermediação dos recursos entre o poder público e as empresas de ônibus é feita pela Fácil Brasília Transporte Integrado, uma filial da multinacional francesa do ramo de hotéis e alimentação Sodexho. Talvez a empresa não tenha nenhuma culpa neste caso. Afinal de contas, o Congresso da República Francesa revogou no final dos 1980 a lei que permitia a dedução do imposto de renda pago pelas empresas daquele país e suas filiais o total do valor gasto em propina para corromper instituições e funcionários públicos de terceiros países. Isso muda muita coisa. Mas trata-se ao mesmo tempo apenas de um ato de marketing de um ex-potência colonialista que ainda possui, em algumas de suas empresas nacionais, "culturas" organizacionais voltadas apenas para o lucro a qualquer custo.
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