Maestro Jorge Antunes

Maestro Jorge Antunes:
"A vida imita a arte. Por isso eu faço música engajada politicamente, em busca da justiça social."

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Relação de antigas reivindicações nunca atendidas

Relação de antigas reivindicações nunca atendidas
da comunidade cultural do DF


1- Facilitação na ocupação dos teatros para os artistas locais, por meio de:
- subsídios nas taxas de ocupação
- cota mínima de ocupação para artistas e grupos do DF e Entorno
- estudo sobre a possibilidade de que artistas, como pessoas físicas, possam solicitar pautas e firmar contratos.

2- Promoção de uma série de Seminários, Debates e Mesas Redondas, com o título "Comunidade Cultural do DF e Entorno: o que ela quer?", com a participação de todas as outras entidades representativas de artistas, produtores culturais, representantes do GDF, outros órgãos da cadeia produtiva da cultura e aberto à comunidade em geral.
Exemplos de temas:
- A Rádio Cultura que queremos.
- O FAC que queremos
- A Lei de Incentivos que queremos
- O Pólo de Cinema e Vídeo que queremos
- A 508 Sul que queremos
- O Pólo Fonográfico que queremos
- O FAP que queremos

3- Criação de rubricas e áreas para a pesquisa artística no FAP (Fundo de Apoio à Pesquisa), com destinação de mais verbas para o Fundo.

4- Implementação das seguintes atividades:
- Arte no Metrô
- Festival de Inverno no Parque da Cidade
- Domingo na Concha Acústica
- Mostra de Artes do DF
- Arte na Rua
- Shows e concertos nos teatros do DF, em que um artista novo local abre a apresentação de um artista consagrado local.

5- Aumento das verbas destinadas à Arte e à Cultura do DF: mínimo de 5% do orçamento anual do GDF.

6- Isenção do ICMS para os pesquisadores beneficiários do Importa Fácil Ciência.

7- Lei de Incentivo Fiscal no DF para apoio democrático à produção artístico-cultural local, com controle público dos critérios de seleção, e da própria seleção, de projetos, sem que esta seleção caiba ao empresário beneficiário da isenção fiscal.

8- Abertura de concursos públicos para aumento do efetivo da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, e criação do Coro Lírico e do Corpo de Baile do Teatro.

9- Soerguimento do Pólo de Cinema e Vídeo, com mais verbas e ampliação com construção de estúdios: som, acústica, música eletrônica e eletroacústica, cenários, figurinos, fotografia, etc.


10- Criação de um Centro Internacional de Referência da Música Brasileira, com atividade arquivística e museológica, que reúna acervos de grandes músicos nacionais: manuscritos, partituras, gravações, digitalizacão de gravações, documentos, objetos pessoais, equipamentos antigos, etc.

11- Criação do Arquivo Público da Cultura do DF, que reúna a documentação referente à história da cultura no DF e dos movimentos populares de artistas como classe organizada, documentação esta que hoje se encontra arquivada em diversas instituições ou sob a guarda pessoal de artistas e suas famílias.

12- Criação de uma frota de ônibus públicos e gratuitos que permita o acesso do público de todas as cidade do DF aos espetáculos do Teatro Nacional.

13- Soerguimento da Casa do Cantador, na Ceilândia, com atualização e otimização de seus equipamentos e garantindo as atividades culturais de sua vocação original.

14- Conclusão do projeto do Espaço Cultural da 508 Sul, com a aquisição de novos equipamentos: bibliotecas especializadas, estúdios de som e gravação, ateliers, oficinas, etc.

15- Apoio com infra-estrutura, para que se providencie a instalação de postos de venda de produtos culturais em alguns locais do DF, para difusão da produção fonográfica e outros produtos dos artistas do DF.

16- Total reformulação da Rádio Cultura, com democratização ampla de sua programação com espaços para todas as vertentes musicais e de artistas locais: populares, eruditas e folclóricas.

17- Apoio com infra-estrutura, para que se providencie a criação de um Sistema de Distribuição da Produção Cultural do DF (livros, discos, etc).

18- Criação da TV Cultura do DF em canal aberto.

19- Que a Orquestra do Teatro Nacional inclua, em cada um de seus concertos, pelo menos uma obra de autor brasileiro e que sejam contratados ou convidados, para reger a orquestra, apenas maestros que aceitem e se comprometam com essa norma. Exceção seria reservada a espetáculos comemorativos de um único compositor, ou a concerto cujo programa inclua uma única obra longa ocupando todo o espetáculo.

Nenhum comentário: